IMPRENSA OFICIAL - TAMBAÚ

Publicado em 10 de abril de 2024 | Edição nº 736 | Ano VI

Entidade: Poder Executivo | Seção: Atos Oficiais | Subseção: Decretos


DECRETO Nº 4.050, DE 10 DE ABRIL DE 2024.

DECRETA LUTO OFICIAL NO MUNICÍPIO PELO PASSAMENTO DO SENHOR BENITO AMÉRICO BARBON - “BENITÃO”, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Dr. Leonardo Teixeira Spiga Real, Prefeito Municipal de Tambaú, Estado de São Paulo, com fundamento no artigo 73, inciso XV, da Lei Orgânica do Município e

Considerando que foi com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do Sr. Benito Américo Barbon (93anos), carinhosamente conhecido por todos como "Benitão", que nasceu na Fazenda Santa Luzia (Spiga Real), na cidade de Tambaú, no dia 30 de julho de 1930.

Considerando que Sr. Benito teve um papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento de Tambaú, no governo do Prefeito José Gatto (1932 - 1959) onde foi encarregado de obras da Prefeitura Municipal de Tambaú. Realizou grandes feitos para a modernização da cidade, na década de 40, com a canalização do Córrego Arrependido e na construção das pontes, onde há o registro do seu nome para a memória perpétua dos fatos. Foi responsável pelas primeiras pavimentações de paralelepípedos da cidade, como a rua Santo Antônio. Entre muitos feitos ao longo dos anos com outras Administrações Municipais acompanhou a construção do Departamento de Água e Esgoto (DEMAET), trazendo a estrutura pública municipal como conhecemos no dias atuais.

Considerando que na época das grandes romarias do Padre Donizetti Tavares de Lima, na década de 50, o Sr. Benito coordenou os trabalhos de socorro e sepultamento das vítimas da Tragédia de Buritama, onde um caminhão de pau-de-arara a caminho de Tambaú tombou. Os falecidos foram sepultados no Cemitério Municipal de Tambaú, em um túmulo comunitário, pois, muitos que vieram a óbito não possuíam identificação e outros não tinham condições de levar os corpos para Buritama, por serem pessoas muito simples.

Considerando que o Sr. Benito foi um Trabalhador incansável, esposo e pai dedicado à família, foi um legítimo homem sertanejo paulista. Teve um amor especial a sua famosa égua Real (cavalo branco), que nasceu no ano de 1992, fazendo alusão ao Plano Real implantado no Brasil pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Considerando que o Sr. Benito teve grande papel social na construção e na participação ativa na Loja Maçônica Humanidade e Progresso, em Tambaú. Era um atleta participando de muitos campeonatos de regionais e praticante do jogo de botia. Participante do Grupo Alegria de Viver, era um verdadeiro pé de valsa, participando de todas as atividades propostas, principalmente os bailes onde sempre gostou de festejar a vida e os anos felizes que lhe eram propostos.

Expede o seguinte Decreto:

Art. 1º - Fica Decretado Luto Oficial no Município de Tambaú pelo passamento de BENITO AMÉRICO BARBON - “BENITÃO”, ocorrido na data de ontem, 09/04/2024.

Art. 2º - O Pavilhão Municipal deverá ser hasteado a meio mastro, no local de costume, por três dias.

Art. 3º - Este Decreto entre em vigor na data de sua publicação.

Registre-se e publique-se.

Tambaú – SP, 10 de abril de 2024.

Dr. Leonardo Teixeira Spiga Real

Prefeito Municipal

Registrado e Publicado no Departamento Administrativo da Prefeitura Municipal de Tambaú, em 10 de abril de 2024.

Anselmo Caiafa Ribeiro

Diretor do Departamento Administrativo


Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.